Um pé na água, outro na terra
Observação e identificação de anfíbios
O termo anfíbio tem origem no latim anfi (dupla) e bios (vida), fazendo referência ao fato destes animais alternarem fases aquáticas e terrestres ao longo dos seus ciclos de vida. Os anfíbios foram assim os primeiros organismos a conquistar o meio terrestre e são muito importantes no equilíbrio dos ecossistemas.
São seres associados ao mal pelos seus hábitos noturnos e pele nua, cuja sobrevivência se encontra ameaçada globalmente, seja pela destruição e fragmentação do habitat, pela introdução de espécies exóticas invasoras ou mesmo por doenças como a quitridiomicose ou o ranavirus.
Vem conhecer estes organismos de aspecto primitivo que regeneram os tecidos, produzem toxinas e migram entre a água e a terra. Vamos partir à descoberta, pelos caminhos e charcas do Monte Barata, procurando, observando e identificando rãs, relas, sapos, salamandras e tritões.

Programação
-
Breve introdução teórica em auditório;
-
Visita ao ribeiro, charcas e outros pontos de água para recolha, observação e identificação de anfíbios existentes na reserva do Monte Barata.
Informações
-
Horário: 18h00 às 21h30
-
Número máximo de participantes: 20 (mínimo de 15)
-
Preço por participante: 15€ (inclui seguro)