No meio dos abutres
Alimentação de aves necrófagas
O Dia Internacional do Abutre comemora-se todos os anos, a nível mundial, no primeiro sábado de setembro e tem como objetivo principal realçar a importância ecológica das aves necrófagas, chamando a atenção para o perigo de extinção de várias espécies. O envenenamento, o abate, a colisão e eletrocussão em linhas elétricas, a falta de alimento e a perda do habitat são as principais ameaças que estes animais enfrentam.
Os abutres são aves de rapina que geralmente formam colónias e que se alimentam quase exclusivamente de animais mortos e, ao contrário do que se pensa, têm um papel relevante e imprescindível nos ecossistemas em que se inserem, impedindo a contaminação das massas de água e a proliferação de doenças contagiosas, contribuindo assim para a salubridade e bom funcionamento dos ecossistemas. Na zona do Tejo Internacional podem-se observar as 3 espécies de abutres que ocorrem em Portugal, sendo que alberga a maior colónia de abutres-pretos do país e mais de uma centena de casais de grifos e alguns britangos. Estas espécies têm presença regular no Monte, pernoitando muitas vezes em azinheiras e sobreiros velhos.
Dada esta data tão importante temos uma experiência única para lhe proporcionar: venha aprender mais sobre estas aves, assistir à deposição de alimento no campo de alimentação para aves necrófagas (CAAN) do Monte Barata e observar, de perto e em segurança, à alimentação destes importantes recicladores naturais. Aconselhamos a trazer a sua máquina fotográfica, pois os momentos que vai presenciar serão únicos.
Programação
-
Breve introdução teórica em auditório;
-
Deposição de alimento no CAAN do Monte Barata no fim do dia de sexta-feira;
-
A partir das 5h30 da manhã, no abrigo fotográfico, iremos assistir bem de perto à alimentação de aves necrófagas e outras.
Informações
-
Horário: 15h00 de sexta-feira às 18h00 de sábado
-
Número máximo de participantes: 8 (mínimo de 4)
-
Preço por participante: 35€ (inclui seguro)