Wildlife Tourism

É um projeto Inovador em Portugal e que colocará Portugal na lista restrita de países com este tipo de oferta, uma vez que são poucos os países que possuem Turismo de Vida Selvagem. Ou seja, é uma oferta turística assente no ambiente selvagem e natural da região (Reserva Natural de Monte Barata, que por sua vez está integrado no PNTI), caracterizada pela biodiversidade, pelas espécies autóctones de fauna e flora, que são protegidas, conservadas e reintroduzidas, com o mínimo de impacto da atividade humana, onde o visitante tem oportunidade e condições para estudar, observar e contemplar a natureza no seu estado natural.

Não existe em Portugal nenhuma oferta turística que se aproxime do conceito que se pretende implementar com este projeto. A oferta existente assenta em diversas atividades desenvolvidas no espaço natural, onde o objetivo é trazer as atividades de diversão para o ambiente natural, sem o objetivo da contemplação da natureza e sua vida selvagem desprovida de interferência ou impacto humano, afugentando a vida selvagem desses ambientes. O conceito deste projeto assenta no objetivo de proporcionar ao visitante momentos raros, de observação da vida selvagem no seu estado puro.

É um projeto turístico que menor impacto terá sobre o ambiente, constituindo um fator de inovação, na medida em que, ao estar localizado no centro da reserva natural, no meio da natureza, será autónomo em termos energéticos (toda a eletricidade consumida será produzida através de painéis fotovoltaicos, com armazenamento em baterias e o aquecimento da água será através painéis solares térmicos), todos os resíduos serão recolhidos e separados para serem reciclados e será dada preferência por fornecedores e produtos locais ou regionais, reduzindo a necessidade de transporte e consequente poluição. A própria infraestrutura será baseada na recuperação de edifícios já existentes.

Será a 1.ª unidade turística portuguesa a integrar uma rede internacional de reservas naturais (INNATE Network) de turismo de natureza e fotografia, dirigida a investigadores, profissionais e amantes da natureza, com elevado standard de qualidade e responsabilidade ambiental.

Este projeto pretende conciliar a vertente da investigação, servindo de campo de trabalho de investigadores internacionais e nacionais, com a educação, servindo de campo de visitas de estudo, com acompanhamento técnico especializado, e com a sensibilização, através da abertura à comunidade em geral que será incutida do espirito de proteção e respeito pela natureza.


[imagens]